domingo, 11 de novembro de 2012

Manifestações Culturais - Cantigas de Roda

Fernanda Barros - Número: 08 - Terceiro Ano "E".
Luiz Felipe, Matheus Carneiro e Walber Corrêa - Terceiro Ano "F".

Manifestações Culturais - Cantigas de Roda:

http://www.youtube.com/watch?v=bG96VB7liw8

Texto do vídeo:

Luiz: Venham todos minha gente! Venham todos cirandar! Vamos fazer uma grande roda e ver os artistas atuar. Confesso que entrei na roda, para ver como se dança, eu entrei na roda dança, mas eu não sei dançar.
Matheus: Nesse momento, avistei Mariazinha, uma bela garota a quem dei um anel de vidro que se quebrou. Não demorou muito, Mariazinha me deixou. Mas não tardou, uma morena por mim se apaixonou, Teresinha de Jesus que numa queda foi ao chão. Foram três que queriam ajudar, o primeiro foi seu pai, o segundo seu irmão, o terceiro foi aquele que Teresinha deu a mão: Eu!
(Música - Teresinha de Jesus)
Matheus: Decidi que não queria mais ninguém, enquanto não crescesse e fosse alguém.
Luiz: Mas nada de tristeza! Sim, alegria! Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar!
(Música - Ciranda Cirandinha)
Fernanda: Zé! Zé, tenho uma coisa pra falar com você... Estou triste.
Matheus: Porque Mariazinha?
Fernanda: Sabe aquele anel que tu me destes? Era de vidro e se quebrou. E sabe aquele amor que tu me tinhas?! Era pouco, e se acabou!
Matheus: Aaaah! É!?
Fernanda: É.
Matheus: Vamos conversar, dar uma volta, volta e meia.
(Música - Ciranda Cirandinha: Por isso D. Maria entre dentro dessa roda, diga um verso bem bonito, diga adeus e vá embora)
Fernanda: A sempre-viva quando nasce, toma conta do jardim. Eu também vou arranjar quem tome conta de mim.
Walber: E mais uma vez, ele Cravo e ela Rosa, brigaram como da última vez em baixo da sacada.
(Música - O Cravo e a Rosa)
Walber: É, está na hora de partir, só o tempo irá dizer que caminho seguir. Cheio de esperança, vou partir com a confiança de que uma nova ciranda da vida irá começar.
(Adaptação do texto "Cirandas da Vida" de Néia Paz)

-> As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil e do folclore brasileiro .

Análises:

Social: As cantigas sempre fizeram parte da vida de muitas crianças e também de adultos , elas ajudam as crianças a se integrar em uma sociedade entrando em contato com outras crianças.
Cultural: As cantigas já tem muito tempo de estrada , e com certeza fazem parte da cultura brasileira , elas são passadas de pai para filho e assim em diante , as cantigas também sempre tem um pouco da cultura brasileira em sua canções.
Filosófico: As cantigas mexem com o imaginário do ser humano , elas também moldam o caráter de muitas crianças , ensinando muito a elas a as fazendo crescer socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário