Tarsila do Amaral nasceu em 1 de
setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Estudou
em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu
primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', 1904.
Começou com escultura, com Zadig,
passando a ter aulas de desenho e pintura no ateliê de Pedro Alexandrino em
1918, onde conheceu Anita Malfatti. . Em 1920, foi estudar em Paris, na
Académie Julien e com Émile Renard. Ficou lá até junho de 1922 e soube da Semana
de Arte Moderna (que aconteceu em fevereiro) através das cartas da amiga Anita
Malfatti. Quando voltou ao Brasil, Anita a introduziu no grupo modernista e
Tarsila começou a namorar o escritor Oswald de Andrade. Formaram o grupo dos
cinco: Tarsila, Anita, Oswald, o também escritor Mário de Andrade e Menotti Del
Picchia. Agitaram culturalmente São Paulo com reuniões, festas, conferências.
Tarsila disse que entrou em contato com a arte moderna em São Paulo, pois antes
ela só havia feito estudos acadêmicos. Em dezembro de 22, ela voltou a Paris e
Oswald foi encontrá-la.
Em Paris ela estudou com o mestre
cubista Fernand Léger e pintou em seu ateliê, a tela 'A Negra'. Com esta tela,
Tarsila entrou para a estória da arte moderna brasileira.
Ela dizia que queria ser a pintora do
Brasil. E esta fase da sua obra é chamada de Pau Brasil, e temos quadros
maravilhosos como 'Carnaval em Madureira', 'Morro da Favela', 'EFCB', 'O
Mamoeiro', 'São Paulo', 'O Pescador', dentre outros.
Em 1926, Tarsila fez sua primeira Exposição
individual em Paris, com uma crítica bem favorável. Neste mesmo ano, ela
casou-se com Oswald (o pai de Tarsila conseguiu anular em 1925 o primeiro
casamento da filha para que ela pudesse se casar com Oswald). Washington Luís,
o Presidente do Brasil na época e Júlio Prestes, o Governador de São Paulo na
época, foram os padrinhos deles.
Ela pintou um quadro para homenagear
seu marido Oswald em seu aniversário. Batizou-se o quadro de Abaporu, que
significa homem que come carne humana, o antropófago. E Oswald escreveu o
Manifesto Antropófago e fundaram o Movimento Antropofágico. A figura do Abaporu
simbolizou o Movimento que queria deglutir, engolir, a cultura européia, que
era a cultura vigente na
época, e transformá-la em algo bem brasileiro.
Em 1933 pintou a tela 'Operários'. Desta fase Social, temos também a tela
'Segunda Classe'. A temática triste da fase social não fazia parte de sua
personalidade e durou pouco em sua obra. Em 1950, ela voltou com a temática do
Pau Brasil e pintou quadros como 'Fazenda', 'Paisagem ou Aldeia' e 'Batizado de
Macunaíma'.
Tarsila participou
da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São
Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964. Em 1969, a mestra em história
da arte e curadora Aracy Amaral realizou a Exposição, 'Tarsila 50 anos de
pintura'. Sua filha faleceu antes dela, em 1966.
Tarsila
faleceu em janeiro de 1973.
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