Victtorio Brecheret
Victtorio Brecheret nasceu em 1894 em Farnese, Província de Viterbo, na Itália. Seus pais eram Augusto Brecheret e Paolina Nanni que faleceu quando o futuro escultor tinha apenas seis anos de idade.
A sua vocação para escultura se revela desde menino, quando a massa barro nas panelas da tia.
No Brasil, ele se tornou Victor Brecheret. Mudou seu nome no cartório do Jardim América em São Paulo.
Brecheret começou sua formação artística no Liceu de Artes e Ofício de São Paulo. Além de modelagem, Brecheret estudou entalhe em madeira e desenho.
O escultor tem um papel diferenciado e fundamental no modernismo brasileiro. Ele se destacou nos anos 20 e 30 como artista da escola de Paris e nas décadas de 40 e 50 no cenário artístico de São Paulo, com monumentos públicos, funerários e decorativos e faixadas na cidade, com o "monumento às bandeiras", hoje uns dos símbolos da cidade.
Ele recebeu grande influência do escultor Sérvio Ivan Mestrovic, quanto a expressividade, tensão, alongamentos e torsões das figuras. De 1916 a 1919 participa com destaque em mostras coletivas em Roma. Em 1920 retorna a São Pulo e é descoberto pelos jovens modernistas.
Em 1921 com uma bolsa de estudos de escultura viaja a Paris, onde permanece por quase 15 anos com vindas ao Brasil. Em Paris participa de vários salões, tem intensa convivência com artistas como Leger e os brasileiros Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro e Antônio Gomide. Ele modifica a sua escultura adotando formas geometrizadas, lisas e luminosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário